terça-feira, 5 de março de 2019

A Copa vista da copa


Minha mãe sempre gostou de futebol e quando era jogo de Copa do Mundo então lá estava ela na poltrona da sala pronta para assistir. Bacia de pipoca na mão e os olhos grudados na TV.
Sãopaulina de coração, quando era o meu Palmeiras que estava em campo ela sempre torcia por uma vitória alviverde. Mas, o que gostava mesmo era ver jogo de futebol, não importando quem fosse enfrentar quem.
Quando chegava a época da Copa, já fazia seus planos para ver as partidas. Se fosse jogo da seleção brasileira e a coisa estivesse ruim, apelava para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que saía do quarto e vinha pra mesinha da sala para dar uma força para o time canarinho.
Mas, nem sempre seu desejo de ver um bom jogo era realizado. Vez por outra e, sempre que tinha uma partida de Copa do Mundo, aparecia uma visita para atrapalhar seu passatempo favorito.
E quase sempre a visita era a tia Rosa Galli, sua tia por parte de mãe, que recém-chegada de São Paulo, não tinha com quem jogar conversa fora e era em casa que aportava. Não que minha mãe não gostasse, mas como ela sempre dizia: tinha que ser na hora do jogo?
Como não era de fazer desfeita, minha mãe acabava fazendo sala, ou melhor, fazendo copa. Como não gostava de futebol e pouco se importava para o gosto da minha mãe, a tia sentava na copa, longe da TV.
Da copa, que ficava ao lado da sala, minha mãe conseguia botar os olhos no aparelho de TV, mas não era a mesma coisa. Cada vez que saía um lance mais perigoso e ela tentava prestar atenção, a tia dela disparava a matraca e sua tentativa de ver o lance ia por água abaixo.
A tia Rosa foi embora desse mundo bem antes da minha mãe. Sem filhos para deixar a herança, escolheu um sobrinho que cuidou, e bem, de seus negócios, para deixar o que amealhou durante a vida, incluindo casa e poupança.
Minha mãe sempre afirmou que o mesmo merecia, pois cuidou de sua tia tão bem que talvez nem mesmo um filho fizesse melhor. Mas, com sua pontinha de ironia, também afirmava que não custava nada ter deixado uns trocados pra ela, pelo menos pra pagar os jogos de Copa vistos lá da copa da casa.


Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...