terça-feira, 5 de março de 2019

Centroavante de verdade


Ele não tinha porte e muito menos altura para ser um centroavante. Não chutava forte, mas quando a bola caía nos seus pés, as chances de gol eram notórias.
Wilson Foraciepe foi o que se pode chamar de terror das defensivas contrárias. Em 1969, aos 23 para 24 anos, foi o artilheiro do Campeonato Paulista da Terceira Divisão atuando com a camisa nove da Sociedade Esportiva Itapirense e ainda ajudou a Vermelhinha a chegar ao título após uma campanha memorável.
Naquele tempo o jogador clássico tinha seu valor. Quem sabia tratar a bola com habilidade era tido como craque.
Eu vivi esse tempo e tive o prazer de ver Foraciepe jogar. As tarde de domingo no Chico Vieira eram imperdíveis e eu, aos 13 anos, era fã daquele camisa nove que tinha sede de gol. Eram raros os jogos em que ele passava em branco e naquele campeonato deixou sua marca em quase todos os confrontos, aniquilando as defensivas contrárias.
O time da Esportiva era respeitado. A diretoria havia mesclado jogadores da cidade com outros de cidades vizinhas como o goleiro Écio, o zagueiro Ivan, o volante Fausto e o meia Didi, que atuava aberto pela ponta. .
O time titular era conhecido por 10 entre 10 torcedores. A formação era Écio;, Tu, Zé Frangueiro, Ivan e Edi Picolli; Fausto, Zé do Ítalo e Didi; Ronoel, Foraciepe e Bugiu, mas o técnico Zé Coradi tinha no banco jogadores como o goleiro Bonga, o lateral Reginaldo, Kally, Joel de Melo, Lobeto e Mineiro, entre outros, que quando eram chamados davam conta do recado.
Mais tarde, cerca de quatro anos depois, tive o prazer de conhecer aquele centroavante de perto. Foi quando passei no concurso e fui trabalhar no escritório da Usina Nossa Senhora Aparecida.
Minha mesa era justamente atrás da que ele ocupava e muitas histórias eu pude ouvir daquele que eu idolatrava ao ver jogar. Certa vez ele me disse que por ser tímido havia deixado de ir para um time grande.
E, se vê-lo atuar, sentado na arquibancada do Chico Vieira já era maravilhoso, o que dizer de atuar ao seu lado no time usinense? E eu tive essa honra, pois pude jogar ao seu lado e ver sua habilidade e sua rapidez de pensamento na hora de definir o lance.
Wilson Foraciepe marcou seu nome no futebol itapirense e fez história dentro de campo. Certa vez, em um jogo da Terceira Divisão de 69, o campo lotado e os torcedores ansiosos para ver o time vencer e vê-lo estufar as redes adversárias, mas naquele dia, ciente de sua capacidade, só marcou depois que driblou praticamente o time adversário inteiro. Depois disso ainda fez outros gols em mais uma grande vitória do time itapirense.


Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...