terça-feira, 5 de março de 2019

A véspera de Natal


Se existe um dia favorito na vida da gente, o meu com certeza sempre foi a véspera do Natal. Principalmente na infância, era o dia que eu mais esperava, talvez por anteceder a chegada do Papai Noel ou por causa de todo aquele clima de preparativos para o dia seguinte.
Na minha casa a véspera do Natal sempre foi muito especial. Na verdade, a véspera começava bem antes, uma semana talvez, quando minha mãe subia os degraus do escadão da Ladeira São João, atravessava o Parque Juca Mulato até ganhar a Rua João Pereira, onde ficava a casa da minha avó Leonor.
Era lá que tudo acontecia durante a semana. Os doces eram feitos artesanalmente e com capricho. Era doce de figo feito com os figos do pé que havia no quintal da casa de meus avós, de laranja, duas cores, pudins e outras iguarias de dar água na boca.
Na véspera propriamente dita, o cheiro inconfundível de assados tomava conta do ar e completava o clima natalino. Aí, era só esperar pela chegada do Papai Noel, acordar, abrir o presente e depois fazer o caminho até a João Pereira para ganhar mais presentes e depois degustar as delícias naquela mesa enorme, cheia de gente e de alegria.
Tempos depois, quando eu já era jovem, principalmente depois que meus tios José Rubens e Ivan e meus avós João e Leonor foram para o andar de cima, nosso Natal passou a ser em casa. Minha mãe preparava o jantar da véspera com os assados, o tutu de feijão, o arroz branquinho, a maionese e, claro, os doces, tudo isso completado com as frutas natalinas que meu pai nunca deixou faltar, como nozes, avelãs, castanhas-do-pará e portuguesa.
Tudo isso faz parte do passado. Hoje meus pais também já estão comemorando o Natal no andar de cima, juntamente com aqueles que partiram antes.
Eu ainda permaneço por aqui e procuro oferecer para quem está comigo um pouco de tudo isso, dessa alegria da véspera de Natal, dessa magia que me comove mesmo depois de tanto tempo. Por isso que costumo dizer para quem queira ouvir que Papai Noel existe e está sempre presente em nosso coração.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...