sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Merci beaucoup


Comment s’appelle vous? Je m’appelle Humberto.
Foi assim que tudo começou. Quando ingressei no ginasial, aos 11 anos, me deparei com novos desafios.
Vinha de quatro anos de primário no Grupo Escolar Dr. Júlio Mesquita e agora o desafio seria uma nova escola, novas matérias, novos hábitos. E um desses desafios era aprender outras línguas.
Naquele tempo o Inglês só entrava no currículo escolar a partir da terceira série. Nos dois primeiros anos o Francês era a língua estrangeira.
Confesso que nunca entendi bem o motivo de se aprender Francês. Nunca usei para nada, ao contrário do Inglês, língua universal e que teria muito mais utilidade.
Lembro que a professora de Francês era a dona Elza de Alckmin Machado, uma senhora elegante que estava sempre bem vestida. Eram duas aulas por semana e até que alguma coisa eu acabei aprendendo, embora nunca tenha usado para nada.
Além das aulas de Francês tínhamos também Matemática, com a professora Nadalete Frassetto Gomes; Português, com a professora Darcy de Paula Queluz; Ciências, com o professor Natal Pierossi; História, com o professor Rubens; Geografia, com a professora Inês Legaspe; Música com a professora Ivete Gomes Pereira Sampaio; Trabalhos Manuais, com o professor José Silveira, e Educação Física, com o professor José de Oliveira Barretto Sobrinho. E cada um, à sua maneira, contribuiu para que meus conhecimentos fossem expandidos.
A partir da terceira série a língua estrangeira mudou e passamos a ter aulas de Inglês e o professor era o José Luiz Pereira da Silva, um mogimiriano que era a cara do comediante Jerry Lewis. Gente boa e brincalhão, suas aulas eram descontraídas e assim ficava mais fácil de aprender.
Hoje tudo mudou, os tempos são outros, as metodologias são outras e não existe mais a expectativa pela transição, pela mudança de escola e de ambiente. Não existe mais, por exemplo, a obrigatoriedade do exame de admissão para alcançar uma das vagas no curso ginasial, tal era a concorrência.
Dos ensinamentos que recebi naquela etapa da vida muita coisa guardei e uso até hoje, tantos anos depois. Do Francês, além da figura elegante daquela senhora, sobrou somente a frase inicial de cada aula: comment s’appelle vous? Je m’appelle Humberto. De qualquer forma, merci beaucoup, professeur Elza.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...