sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Será esse o meu mundo?


Esse mundo globalizado me assusta cada vez mais. Através dele e seus mecanismos, seres humanos se transformam, se acham no direito de julgar esse ou aquele, mesmo sem conhecer ao menos um pouco do seu semelhante.
As redes sociais são prova viva disso tudo. Se por um lado nos dão a oportunidade de comunicação com amigos e parentes, mesmo distantes milhares de quilômetros, por outro nos colocam a mercê de pessoas que nem conhecemos ou ao menos sabemos quem são ou como pensam.
Cada vez mais me sinto como se meu mundo tivesse acabado e que estou aqui sem saber ao certo o motivo. É o mesmo que dormir em nossa cama e acordar em um lugar desconhecido.
Cresci recebendo informações e ensinamentos do comportamento correto para com as pessoas, principalmente para com os mais velhos. Sempre mantive esses ensinamentos como regra de vida.
Mas, pelo que vejo, a cada momento o mundo se transforma na velocidade da tecnologia e os seres humanos são levados na esteira, sem tempo de conhecer os bons e velhos costumes de convivência.
No meu tempo de criança as pessoas se conheciam e se respeitavam, davam valor ao convívio e as boas maneiras eram uma constante. Havia gentileza, respeito e era muito mais gostoso de se viver.
Hoje, como ouvi dia desses, está cada vez mais difícil viver. As pessoas não carregam dentro de si os valores principais para que haja espaço onde seja possível praticar os direitos de ir e vir.
Vejo pessoas invadindo a privacidade de outras, sem que ao menos conheça, para criticar, apedrejar e despejar sua ira contra quem quer que seja. E as redes sociais são os mecanismos mais utilizados para tal.
Será que esse mundo tem jeito? Será que esse é realmente o mundo onde nasci, cresci e vivi?
Tudo isso me faz pensar seriamente em me distanciar das redes sociais, de me desligar totalmente de tanta incoerência ou maldade. Só não fiz isso ainda porque tenho ideia do quanto meu acervo de fotos mantido através da rede social é procurado por um número muito grande de alunos quando engajados em pesquisas escolares.
Somente esse fato e a chance de poder me comunicar com quem está distante me fazem manter tudo isso. Mas vai chegar o dia em que nada disso irá servir para coisa alguma e aí será a hora de voltar para o meu mundo real, aquele onde nasci, cresci e vivi.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...