sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Rivalidade sadia


Houve um tempo em que praticamente todas as paróquias da cidade possuíam suas comunidades de jovens. Um tempo que os jovens e os nem tão jovens assim dedicavam parte do tempo às coisas da igreja e às campanhas para auxiliar os mais carentes.
Lembro que cada uma tinha sua sigla e arrebanhava os jovens do bairro e das redondezas da paróquia. Uns, por laços de amizade com integrantes de outras comunidades, acabavam integrando o movimento de igrejas distantes de onde moravam, mas o que importava era a finalidade, a união em torno das causas religiosas e de benemerência.
No início dos anos 80, quando era forte a participação da juventude, havia a Jussabe (São Benedito), Jucrisp (Prados), Jucric (São Judas), Cojuc (Menino Jesus de Praga) e Aleluia (Santo Antonio). Eu, a convite da minha irmã Claudia, que já fazia parte da comunidade Aleluia, passei a frequentar as reuniões e as campanhas da mesma.
A participação dos jovens era tão forte e representativa que até uma competição esportiva, organizada pelo Departamento de Esportes, envolvendo as comunidades e seus integrantes. E entre as modalidades esportivas incluídas estava o futebol de campo.
A maior rivalidade era entre Aleluia e Jussabe. Por ser a comunidade com maior volume de jovens e possuir bons jogadores, era o time a ser batido e a disputa era sempre de sair faísca, embora no final a amizade prevalecesse.
Nosso time não era uma maravilha da natureza, mas possuía bons jogadores como o Paulinho Adorno, o Wande Felippe, o Van Pires de Camargo, entre outros. Mas, o que mais corria, mais brigava e dava trabalho para os adversários era um atacante chamado Juscelino Scaglia.
Ele era do tipo de jogador que não desanimava nunca, ía em todas as bolas e dava trabalho para a defesa do adversário. Não que fosse um craque, mas por sua impetuosidade, incomodava os marcadores.
Mais tarde, como funcionário da Caixa Federal, joguei novamente com o Juscelino no time da agência local. Nosso time era enxertado por alguns convidados e participava de torneios como o da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).
No gol jogava o Pedro Godoy Bueno, que na época era subgerente; a defesa tinha o Fernando Massarente, que ocupava a gerência e organizava tudo. Eu jogava no ataque juntamente com o Juscelino.
Lembro que em 84 nosso time estava na final do torneio da AABB e iria enfrentar o time da casa na manhã de um domingo. Mas a fatalidade não permitiu que o jogo fosse disputado.
Nosso intrépido atacante, ao subir o viaduto Tiradentes com sua moto para ir à missa, foi fechado por um veículo e acabou sofrendo um grave acidente. O jogo nunca foi realizado e nosso time nunca mais voltou a entrar em campo com seu uniforme preto e verde abacate, parecido com o do América Mineiro.
Juscelino foi embora um tempo depois, mas seu jeito nervoso de ser marcou nossas vidas. Deixou bons motivos para guardarmos ele para sempre na memória e no coração e foi dar trabalho para as defesas adversárias lá no andar de cima.


Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...