sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O que é a felicidade?


Passamos a vida toda em busca dela, mas será que sabemos realmente o que é felicidade? O que seria esse sentimento que buscamos tanto e, vez por outra, nos escapa pelo vão dos dedos?
Sei que muita gente entende que ser feliz é ter muito dinheiro, poder fazer tudo o que tem direito, viver a vida e esbanjar até que o dinheiro acabe. Mas, será que esse é o verdadeiro significado dessa palavra de dez letras e tão almejada?
Sei lá, acho que posso estar enganado, mas felicidade não é ter o poder do consumismo, o poder de fazer o que bem entende. Claro que aquele dinheiro que se ganha com o suor do dia a dia, do trabalho incessante e ao qual dedicamos um terço de nossa existência, deve estar fora desse julgamento, pois foi conquistado com o labor e o suor.
Felicidade, em seu pleno significado, é poder fazer o bem, é estar em paz com a própria consciência, saber que o que fazemos não é prejudicial a ninguém. É poder ser útil, dar de si e não cobrar nada por isso.
Será que tem alguém que se sente bem ao ver alguém perder dinheiro e, mesmo sabendo quem é o dono, esperar para tirar proveito? Encontrar uma carteira recheada de notas e, mesmo vendo os documentos, tirar o dinheiro e jogar a carteira no meio do mato?
Acredito que o que não é da gente tem que ser devolvido. E o que é pertencente a nós, a nós é de direito.
Ser feliz não é usufruir de tudo que a vida nos dá sem qualquer esforço. Ser feliz é poder fazer o bem, ser útil, dar tudo de si para ver alguém feliz.
Sigo esse lema, procuro fazer o bem sem pedir nada em troca e me sinto feliz por isso. Esse, para mim, é o verdadeiro significado dessa palavra de dez letras que todos perseguem e muitos nem sabem o verdadeiro significado.
Ser feliz é ser bom. Ser feliz é ver que podemos ser útil, qualquer que seja a circunstância.
Me sinto feliz, pois mesmo não tendo tudo o que todos acreditam ser o ápice da felicidade, posso deitar a cabeça no travesseiro e saber que posso dormir em paz porque em algum momento do dia dei algo de mim para que alguém sentisse a felicidade de perto.


Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...