sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Os bares e suas peculiaridades


Lembrar do passado nos faz viajar no tempo e aterrissar em locais que ficaram guardados em nossa memória. Lugares e pessoas que deixaram marcas e lembranças de um tempo que não volta mais.
E, dentre essas lembranças boas, me veio à memória dois bares que não existem mais, mas que com certeza estão bem vivos nas recordações de quem teve o privilégio de viver aquele tempo. Cada um tinha suas peculiaridades por proporcionarem aos frequentadores a sensação de estarem em casa.
Na parte superior da praça Bernardino de Campos, no quarteirão que tinha em uma extremidade o posto de gasolina, o primeiro estabelecimento era o tradicional Bar do Odilon, comandado pelo Odilon de Castro, um senhor com ar bonachão, sempre simpático, e seus filhos. Com suas quatro portas, era amplo e tinha um balcão de alvenaria que no lado esquerdo de quem entrava terminava em L, onde ficava a bomboniere com suas balas e chocolates de dar água na boca.
Naquela época as balas Chita, Olímpica (de ovo e coco), ou as recheadas com chocolate eram as minhas preferidas. Entre os chocolates, as marcas mais famosas eram Pan, Sonksen e Lacta.
Mas, era atrás das prateleiras da bomboniere, distante dos olhos dos fregueses comuns, que ficava o ponto de encontro dos clientes contumazes, aqueles senhores que batiam o cartão todos os finais de tarde para um bom papo regado a whisky e outras bebidas. Chamado de ‘senadinho’, o local era para poucos, apenas uma seleta freguesia.
Andando pela mesma calçada em meus devaneios, em direção ao outro lado do quarteirão, minhas lembranças passam pelo Cine Bar e sua entrada para o Cine Rádio; a casa dos Pereira de Moraes, proprietários do Cine Bar; o Centro Comércio e Indústria; o Cine Paratodos, até chegar ao Bar e Restaurante Central. Como era bom aquele tempo, com tantas opções de lazer no entorno da praça, hoje tão esquecida e mal frequentada.
No Bar Central outra peculiaridade chamava minha atenção. Ali o hábito dos fregueses tradicionais era ficar do lado de dentro do balcão, que tinha formato de L na extremidade direita de quem entrava. Ali, perto do caixa, se concentravam os senhores que de uma forma ou de outra acabavam auxiliando o China Paschoalin e o Lamartine, proprietários do estabelecimento.
Lembro que do outro lado, ao fundo, ficava a engraxataria, a porta de acesso ao salão do restaurante e a sorveteria, com seu balcão extenso e os sabores inigualáveis. No canto, depois da pequena porta de acesso para quem vinha da Conselheiro Dantas, ficava a bilheteria da empresa Viação Bragança.
Essas lembranças, para um garoto como eu, que viveu aquele tempo mágico, jamais serão esquecidas e, com certeza, os personagens dessa viagem que ainda estão nesse mundo, irão lembrar dessas e de outras peculiaridades desses dois locais.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...