sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Sou de um tempo...


Quando eu ainda era um menino, pra não deixar de citar, um menino magricela de orelhas grandes, ouvia os mais velhos dizerem que ‘isso é do tempo que amarrava cachorro com linguiça’, quando se referiam a alguma coisa antiga. Cresci ouvindo isso e nunca vi nenhum cachorro amarrado com linguiça.
Naquele tempo tudo era mais puro, mas sem compromisso, sem a correria dos dias de hoje. Eu sou daquele tempo e sou feliz por isso.
Lembro que as pessoas usavam frases e jargões que hoje estão em desuso. Dona Carmela, minha avó materna por exemplo, como boa italiana, costumava soltar um ‘Dio Cristo Benedetto” para expressar seu espanto ou sua fúria contra alguma coisa errada.
Já minha mãe, quando estava sem dinheiro para alguma emergência, sempre dizia ‘estou mais lisa que bunda de santo’. Era assim que a gente ficava sabendo que não daria para comprar o sorvete do sorveteiro que apertava sua buzina insistentemente na rua.
Meu pai, calejado com diversas situações, sempre falava que ‘parente é dinheiro no bolso’. Sei lá se era pra dizer que parente só dava gasto ou outra coisa que nunca descobri.
E as frases de efeito como ‘melhor ouvir isso que ser surdo’ ou ‘vai catar coquinho’, ou ainda ‘ vai ver se estou na esquina’. Uma mais esquisita que a outra.
Hoje não ouço mais essas frases de efeito. Hoje, quando alguém quer afirmar que o outro não bate bem da cabeça, diz ‘é mais louco que o Batman’. Mas, nunca ouvi dizer que o Batman era louco.
O tempo passou, hoje o mais velho sou eu, as frases mudaram e tudo ficou diferente. Não se usa mais a famosa frase 'amarrar cachorro com linguiça’.
Os tempos mudaram, os hábitos mudaram, os seres humanos mudaram. Só não sei se alguém amarrou o cachorro com linguiça, foi ver se eu estava na esquina catando coquinho e ficou mais liso que bunda de santo.


Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...