sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Pula, Futrica


Acredito que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já foi ao circo. Desde os mais modestos até aqueles com fama internacional, cada um com suas atrações, palhaços, trapezistas, acrobatas e a magia que só o circo pode proporcionar.
Na minha infância o circo da moda tinha nome e sobrenome: Irmãos Almeida. Um circo feito por uma família e que nos dava o prazer do encantamento e a alegria de poder ver artistas interpretando.
Foram várias as passagens do circo na cidade. Por ser enraizado em Campinas, o circo Irmãos Almeida corria o interior paulista com mais assiduidade do que fazia em outros estados e vez ou outra acabava aportando por aqui.
Eu, como toda criança daquela época, adorava ir ao circo para ver os palhaços, o Fredô – interpretado pelo Alfredo Almeida, irmão do mentor do circo, o Walter de Almeida. Fredô era um palhaço bastante engraçado que puxava uma cadelinha feita de pano cujo nome era Futrica e contracenava com Nhá Tica, personagem encarnada por sua irmã Abegair.
A cada aparição do Fredô e sua Futrica era certeza de boas risadas. Sua espontaneidade e pureza daquela época contrastam com o que vemos hoje nos espetáculos circenses, em que os palhaços, em sua maioria, utilizam muita a linguagem chula que muitas vezes é nociva às crianças.
Mas tinha também as atrações musicais, os cantores e cantoras convidados que sempre engrandeciam o espetáculo. Era só anunciar e o circo lotava para ver as atrações de perto.
O ponto culminante de cada sessão era a peça teatral. Os artistas do circo se vestiam a caráter para interpretar grandes sucessos teatrais como O Cangaceiro, Marcelino Pão e Vinho e muitas outras, que arrancavam lágrimas da plateia.
Os integrantes do circo Irmãos Almeida eram tão famosos por essas bandas que quando o circo chegava tornavam-se as atrações principais nos programas da Rádio Clube. Eram tratados como verdadeiros ídolos pela população.
Hoje tudo isso acabou, o circo Irmãos Almeida não roda mais pelas cidades levando alegria para crianças e adultos. Esse encanto acabou, mas aqueles momentos ficaram gravados na memória de quem viveu aquele tempo simples e puro.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...