sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Uma certa Academia


Em 1972 o Palmeiras formou uma verdadeira academia que faria sucesso e conquistaria títulos estaduais e nacionais. Era o tempo em que qualquer torcedor, fosse palmeirense ou não, sabia de cor e salteado a escalação principal.
Dois anos depois, mais precisamente no dia 07 de dezembro de 1974, um sábado, o Palmeiras veio até Campinas para enfrentar o Guarani. Um jogo que valeu pelo segundo turno do Campeonato Paulista, que terminou com a conquista do título pelo Palmeiras após a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians naquele épico jogo no Morumbi, que determinou a saída de Rivelino do clube de Parque São Jorge.
Como o jogo era em Campinas, combinei com o Bi Sartorato, que naquela época trabalhava no Palácio dos Esportes, de propriedade dos irmãos Hugo e Henrique Stort, e fomos para o jogo, levando conosco o Rogério Monezzi, hoje médico endocrinologista.
O jogo reuniu mais de 22 mil pessoas no Brinco de Ouro, que naquela época ainda não tinha o anel superior. Chegamos cedo ao estádio campineiro e procuramos pelo local onde estava a torcida palmeirense.
Lembro que ficamos atrás do gol a direita das cadeiras cativas, debaixo de um sol daqueles, para ver um 0 a 0 sem muitas emoções. O Palmeiras pouco atacou e criou poucas chances para marcar, o mesmo acontecendo com o time bugrino.
Mas, o que mais contou naquela tarde foi que pela primeira vez eu estava em um estádio de futebol por conta própria, sem a companhia do meu pai ou de algum responsável. A sensação foi de que era já não era mais um menino, tinha crescido e podia andar com as próprias pernas.
Voltei muitas vezes aos campos de futebol, vi muitos jogos do Palmeiras em diversas situações. Mas aquela, por ter sido a primeira foi especial.
Mais tarde, já atuando como repórter de campo ou comentarista esportivo, aprendi que podia torcer pelo meu time apenas por dentro, sem demonstrar minhas emoções no microfone. Vibrava ou sofria no meu íntimo, mas no microfone mantinha a neutralidade e o profissionalismo.

Nenhum comentário:

A quarta série ginasial

Faz tempo que isso não ocorre, mas um tempo atrás eu vivia sonhando que estava nas dependências da escola onde cursei o ginasial e também ...